quem somos

O Clube de Automóveis Clássicos da Madeira (CACM), foi criado em 1987, sendo-lhe conferida Declaração de Utilidade Pública, mediante a resolução, nº 951/94, do Jornal Oficial, publicada a 18 de Outubro de 1994.

Desde o seu início, o CACM desenvolveu várias atividades de carácter cultural, social e desportivo em prol dos seus associados, sem esquecer o interesse comunitário consubstanciado na preservação do importante património automobilístico regional.

Em Junho de 2008, a realização da Volta à Madeira – Classic Rally, atribuiu à prova-rainha do automobilismo clássico regional a designação de Rally Mundial  pela respetiva federação internacional, FIVA.

Como associado Nº 37 da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), o CACM detém um alvará que lhe permite organizar provas de Regularidade Clássica, respeitando as normas tanto da Federação Nacional, como da Federação Internacional Veículos Antigos (FIVA).

Em 1996 foi criada a portaria 69/96, publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira, que atribuiu ao Clube de Automóveis Clássicos da Madeira a responsabilidade de certificar os veículos de Interesse Histórico, na Região. Esta portaria seria depois atualizada através dos Dec-lei 554/99 e 144/2017, respetivamente.

Em Fevereiro de 2018, foi estabelecido um protocolo com o Automóvel Clube de Portugal – Clássicos que atribuiu ao CACM a legitimidade para a certificação, na Região, de veículos de Interesse Histórico, nas suas mais diversas vertentes. Este facto veio elevar o Clube de Automóveis Clássicos da Madeira a um patamar de grande consideração e prestígio nacional.

Um dos marcos da história do CACM é certamente a realização, a partir de 2019, da exposição Madeira Classic Car Revival, considerada a maior do seu género em Portugal com mais de cinco centenas de veículos, das mais variadas categorias.

Corpos Sociais

Direção

António Martins

PRESIDENTE

Henrique Costa Neves

VOGAL

João Henrique Freitas

VOGAL

Assembleia Geral

Graciano Goes

PRESIDENTE

Gilberto Gonçalves

VOGAL

Ricardo Pereira

VOGAL

Conselho Fiscal

Gilberto Paulino Gonçalves

PRESIDENTE

Alcindo Ferreira

VOGAL

Ivo Correia

VOGAL

Conselho Técnico

Numásio Nuno Silva

PRESIDENTE

João Berjano

VOGAL

Rui Martins

VOGAL